Avançar para o conteúdo principal

A vida de Adele ou azul, a cor mais quente








“L'amour est quelque chose de trop abstrait et d'indiscernable. Il est dépendant de nous perçu et vécu par nous. Si nous n'existions pas, il n'existerait pas. Et nous sommes tellement changeants... Alors l'amour ne peut que l'être aussi. L'amour s'enflamme, trépasse, se brise, nous brise, se ranime...: nous ranime. L'amour n'est peut-être pas éternel mais nous, il nous rend éternels... Par-delà notre mort, l'amour que nous avons éveillé continue d’accomplir son chemin.” 







Tudo começou com Julie Maroh, autora da BD que deu origem ao filme. Porém, não existe filme sem os comentários e relatos que envolveram a rodagem do filme.
 Nem sei se existe galardão sem os comentários. Claro que existe, para os cinéfilos.

Entre o olhar na passadeira (onde de forma perfeita Adéle mostra aquilo que será daqui para a frente a imagem do “amor à primeira vista”, a luz) e que resulta de uma enormidade de horas de filmagem repetidas até à “perfeição” e os 700 “takes” de onde surgem duas importantes cenas de sexo (realizadas num espaço com 3 câmaras, técnicos, holofotes - luz-realizador) numa procura de fixar em imagens em movimento o desejo ou a NATUREZA.

Na memória fica Adéle. O olhar  num rosto.  Um rosto, um olhar. Adéle. E os beijos. Os beijos de Adéle.

De Emma fica a ideia de uma relação desigual e de umas parcas pinceladas pelas artes não muito elaboradas e com uns lugares comuns não muito audíveis, num cabelo “azul, a cor mais quente”. Do casal é sugestiva uma relação desigual, entre a arte e o esparguete à bolonhesa. Tudo confinado a uma relação de desejo lésbico.


Entre uns desenhos de duvidoso gostos da Emma e a consagração da arte na exposição final,  passeia pela nossa frente a relação das duas até à expulsão de Adéle de casa e da vida de Emma. No fim, Emma, que já não ama e ou nunca amou ou amará na vida e Adéle, entre ranho e fungadelas surge-me como “o amor”

cs

Comentários

via disse…
É um filme tocante, íntimo e intenso. Às vezes um pouco incómodo mas perseguindo uma verdade, uma autenticidade que é tocante. as actrizes são mto boas e balanço geral gostei muito. Bom Ano!
cs disse…
via

eu gostei muito, também. A procura da verdade, sim,incomodo não diria. Uma leitura cinematográfica que procura e conseguida, no olhar do que é "o amor á primeira vista" e no que é "a natureza do amor" que acredito ficará para a história do cinema. Qualquer amor convèm frisar, porque o amor é sempre o amor. Outra mais valia do filme.
Espero que não passe aqui ninguém muito entendido em cinema porque posso estar a dizer uma verdadeira heresia
cs disse…
Hoje estive numa pequena plateia onde alguém, muito poucochinho, utilizou este post, fê-lo seu e escarrapacha perante os presentes tudo o que aqui escrevinhei , e pior, a sua leitura do filme foi esta e nem salvaguardou, qualquer coisa tipo, li isto e concordo. Expressões retiradas em modo "copypaste" . Incrivel
De repente surge-me uma imagem horripilenda e senti um nojo desgraçado.

Mensagens populares deste blogue

"A song for you"

  ‎"A Song for You", é uma canção de 1970 escrita e executada originalmente pelo cantor de rock Leon Russell. Em 05 dezembro de 2011 "a song for you" é la nçada no álbum póstumo Hidden Treasures de Amy Winehouse, gravada na própria casa de Amy. I've been so many places in my life and time I've sung a lot of songs i've made some bad rhyme I've acted out my love in stages With ten thousand people watching But we're alone now and i'm singing this song for you I know your image of me is what i hope to be I've treated you unkindly but darlin' can't you see There's no one more important to me Darlin' can't you please see through me Cause we're alone now and i'm singing this song for you You taught me precious secrets of the truth withholding nothing You came out in front and i was hiding But now i'm so much better and if my words don't come together Listen to the melody cause my love is in there hiding

"Cartas grandes porque não tenho tempo de escrever pequenas"

Eu nunca sei, neste ou naquele caso, o que sentiria.  Às vezes nem mesmo sei o que sinto. ( …) O meu estado de espírito actual é de uma depressão profunda e calma.  Estou há dias, ao nível do Livro do Desassossego. E alguma coisa dessa obra tenho escrito.  Ainda hoje escrevi quase um capítulo todo. Pessoa, F., 1914,   Cartas de Fernando Pessoa a  Armando CôrtesRodrigues (Introdução de Joel Serrão) Lisboa:Conflu~encia, 1944  . 3ª Ed. Lisboa:Livros Horizonte, 1985-36

Papelaria Pérola Branca - Coimbra

Gosto de Livros. Gosto muito de comprar livros. Gosto do cheiro dos livros. Gosto de andar na pesquisa de livros. Ali na Pérola Branca, R. Combatentes G.G. 35 3030-181 Coimbra não tem a última edição da Montanha Mágica, de 26 euros com Capa XPTO, mas tem a edição dos livros Brasil América por 20 euros(estejam à vontade, caso não saibam o que oferecer aqui à CS. :)))). Está tudo a monte? sim. Não há muito espaço? não. Tem lá de tudo? TEMMMMMMMMMM e melhor ainda, tem aquilo que os gigantes do mercado livreiro não arriscam. Eu curto a Pérola Branca em Coimbra. E gosto destas Edições em que o Nome do Livro é o mais importante. Vê-se bem e não me enganam. Desculpa lá Bertrand. E pronto lá me vou recolher nos estudos de Arte e Técnica, na guerra das duas culturas, do C.P.Snow e blá blá blá.