Avançar para o conteúdo principal

Etnografia do Amor







To the wonder

Em a Árvore da Vida as perguntas eram :

"Qual o sentido do sofrimento?" "Qual o sentido da perda?". Naturalmente, a estas questões eram subjacentes outras, "porque permite isto Deus e qual o consolo que nos dá a fé".

Malick, na minha opinião, busca uma origem antropológica na criação do Universo, o Big Bang, veiculada nos dinossauros. 

Um conjunto inesquecível  de imagens mostrando o cinema no século XXI. Escavaca o olhar da nossa civilização cristã naquela luta da relação do Homem enquanto Pai e Filho, Mãe e Irmão. Uma luta malfadada.

Por último, o fim da vida terrena e a reconciliação no céu.  Tenho ideia, nunca li a bíblia, mas de por lá encontrarmos, algures, a promessa que no céu é o lugar onde Deus nos enxugará todas as lágrimas.

A Árvore da Vida  foi, na minha opinião, uma fabulosa viagem pela história da vida e dos seus mistérios, que culmina na busca pelo amor altruísta e o perdão.

Malick oferece-nos, nem mais nem menos que, uma etnografia do amor. O sujeito é o amor numa construção longa de 3 horas. 

Terence engendra uma deliciosa narrativa, com menos efeitos cinematográficos que no anterior registo, mas repleto de imagens  e metaforas.

É uma prática, a do amor, que se inicia numa "quase" memória zero e cresce.

“Trouxeste-me para a vida;
Em paz para sempre;
Rumo à maravilha;”

Absorve-nos, é introspectivo

“O amor torna-nos sós;
Fazer o caminho a dois
Os nossos interferem em nosso favor
“Casa com ela. Ela tem as mãos lindas.
E serás o meu padrasto”

Revemo-nos ou como atores ou como observadores (expectantes)

“Ele amou-a e tornou-a encantadora;
Era uma avalanche de ternura;
O mundo está longe”

O amor é tragédia por definição. Ele decresce.

“Se me tivesse pedido para ficar eu tinha ficado;
O tempo parecia que não existia;
O SEMPRE DUROU O NOSSO MOMENTO;”

Quando os resultados se questionam

“Prefiro uma fantasia do que a vida que levava antes;
Já não posso dar-me ao luxo de cometer erros com o amor;”

Se re-equacionam-se

“Voltei ao passado e já não me sinto lá bem;
O amor pensou que o conhecia, afinal nunca o tinha visto;
O invisível está sempre presente e faz chorar;”

Quando o eterno é efémero

“no exacto momento que trocámos alianças
Percebemos que tinha chegado ao fim;
Que não existe sempre;

Não termina
“A vida é um sonho e um sonho não se falha;
 Sou duas, uma cheia de amor por ti e outra,
 A que me empurra para baixo da Terra;
o amor que nos ama;”


 O AMOR é sujeito. Quem já esteve  apaixonado tem neste filme um exercício inteletual com o qual se sentirá familiarizado.  Arrebatamento; mas sacrifíicio e entrega numa alusão a um amor abençoado por Deus ( personificado num padre e nas suas homilias). 

Introduz e retira as crianças, os filhos, de forma a não interferirem no discurso. Elas não fazem parte deste amor.

Amor que se situa entre: a ansiedade das duas mulheres em viver este sacrifíicio do amor ;  e a indiferença do personagem masculino, que mantém em aberto as opções distanciando-se do amor divino. 

Mostra-se, também, nas  dúvidas da personagem masculina do padre quando  questiona a sua vocação, quando questiona a presença de Deus, quando observa a miséria da doença e da pobreza, de prisioneiros e viciados em drogas.

A verdade é que o personagem masculina acaba só e o padre reconfortado com Deus. Olha a Humanidade como feita por Deus. Deus que está em nosso redor, e o amor é a caridade que oferecemos  aos que sofrem. E ou aceitamos esse dogma ou não existe amor.

Uma etnografia e não a essência do amor, porque  é um filme de Malick a Deus.
cs




Comentários

CCF disse…
Gosto muito dele, fascina-me o modo como filma e como introduz a voz off...estou desejando de ir ver este, não obstante as criticas negativas.
~CC~
cs disse…
Quando for comente comigo. Também gosto da voz off. :)
via disse…
Do Malick guardo uma má recordação de um filme insuportável do qual saí a meio. Barreira invisível. há quem diga que se ama ou odeia, pertenço ao segundo grupo. o amor é um tema infinitamente sedutor, dito e redito e ainda tudo para dizer. gosto da forma desassombrada do texto
cs disse…
via

gosto muito de T.Malick. Da sua luta entre filósofo (que o é) e produtor de cinema (que o é, também).

Gosto muito dos 20 anos que o separaram entre dois filmes. Esse The Thin Red Line, é duro porque dura é a descrição de James Jones.

Aprendi uma coisa nos filmes de Malick. Nunca ir ver um filme sem antes ler algumas criticas bem fundamentadas.

vou enviar-lhe um link que me parece interessante sobre The Thin Red Line

Mensagens populares deste blogue

"A song for you"

  ‎"A Song for You", é uma canção de 1970 escrita e executada originalmente pelo cantor de rock Leon Russell. Em 05 dezembro de 2011 "a song for you" é la nçada no álbum póstumo Hidden Treasures de Amy Winehouse, gravada na própria casa de Amy. I've been so many places in my life and time I've sung a lot of songs i've made some bad rhyme I've acted out my love in stages With ten thousand people watching But we're alone now and i'm singing this song for you I know your image of me is what i hope to be I've treated you unkindly but darlin' can't you see There's no one more important to me Darlin' can't you please see through me Cause we're alone now and i'm singing this song for you You taught me precious secrets of the truth withholding nothing You came out in front and i was hiding But now i'm so much better and if my words don't come together Listen to the melody cause my love is in there hiding

"Cartas grandes porque não tenho tempo de escrever pequenas"

Eu nunca sei, neste ou naquele caso, o que sentiria.  Às vezes nem mesmo sei o que sinto. ( …) O meu estado de espírito actual é de uma depressão profunda e calma.  Estou há dias, ao nível do Livro do Desassossego. E alguma coisa dessa obra tenho escrito.  Ainda hoje escrevi quase um capítulo todo. Pessoa, F., 1914,   Cartas de Fernando Pessoa a  Armando CôrtesRodrigues (Introdução de Joel Serrão) Lisboa:Conflu~encia, 1944  . 3ª Ed. Lisboa:Livros Horizonte, 1985-36

Papelaria Pérola Branca - Coimbra

Gosto de Livros. Gosto muito de comprar livros. Gosto do cheiro dos livros. Gosto de andar na pesquisa de livros. Ali na Pérola Branca, R. Combatentes G.G. 35 3030-181 Coimbra não tem a última edição da Montanha Mágica, de 26 euros com Capa XPTO, mas tem a edição dos livros Brasil América por 20 euros(estejam à vontade, caso não saibam o que oferecer aqui à CS. :)))). Está tudo a monte? sim. Não há muito espaço? não. Tem lá de tudo? TEMMMMMMMMMM e melhor ainda, tem aquilo que os gigantes do mercado livreiro não arriscam. Eu curto a Pérola Branca em Coimbra. E gosto destas Edições em que o Nome do Livro é o mais importante. Vê-se bem e não me enganam. Desculpa lá Bertrand. E pronto lá me vou recolher nos estudos de Arte e Técnica, na guerra das duas culturas, do C.P.Snow e blá blá blá.