sexta-feira, 3 de maio de 2013

RE-INVENTAR O ESTADO SOCIAL. UMA URGÊNCIA



Não adianta muito meter a cabeça debaixo da areia. 
O declinio do Ocidente é uma realidade e tem uma extensão que nos assusta, a nós que a ele pertencemos.  O Ocidente está obrigado a uma remodelação dos seus valores redistributivos de uma riqueza cada vez mais escassa. É o momento que a todos se exige criatividade, sabedoria, inteligência porque , mesmo com niveis mais escassos de riqueza, não se pode deixar cair o estado social.

Num futuro que é já hoje, todos vamos ter menos, vamos consumir menos, e todos, sem excepção, teremos de olhar de frente para momentos de pobreza que se aproximam.

Não temos de ter medo das reformas, de atalhar caminhos novos, não é inteligente agarrarmo-nos agora a ideias modernistas, quando no tempo certo não atingimos nenhuma delas, não adianta agarrarmo-nos a cegueiras e a literacias económicas.

Não temos nada que nos ajude. Não temos nós, nem tem a Europa. Mesmo essa, a do Norte, a dos bons, nada tem para oferecer a um mundo em mudança. Agarra-se a nada. Não tem supremacia nem técnica, nem inteletual. Escuso-me a falar da moral. O estado de pauperização europeu é mais que muito. A Europa nada tem para oferecer ao mundo, ao novo mundo que cresce punjante.

A verdade é penosa, o caminho é de retrocesso. Não estamos preparados para isso. Não estou , CONFESSO. Mas tenho de fazer este caminho inteletual. Esta é uma discussão que a esquerda tem de fazer. Esta é uma discussão que fará renascer utopias. Eu preciso de utopias para continuar.

A saber: se a direita tem uma “agenda ideológica”,   qual é a minha, que sou humanista? Das antigas certezas resta-me esta. Eu continuo a querer um mundo melhor, mais justo, livre. Sinto que tem de existir uma MUDANÇA profunda. Sinto-me orfã de um “estilo de pensamento”.
Como se compagina o mundo agora? Quem sou eu amanhã?
cs

4 comentários:

via disse...

Subscrevo. Falta à esquerda ser uma alternativa ideológica credível e exequível, a direita liberaral, ganha seis a zero.

cs disse...

Via

é urgente ou acabamos todos dóceis e autómatos. sinto-me num mundo panóptico e começo a não acreditar :(

sem-se-ver disse...

és tu + 1 dia

cs disse...

ssv
:)