[1]Ciência e Arte, desde a Antiguidade, comungam interesses
pela representação anatómica do corpo humano. Os cientistas trabalham na
tentativa de desvendar os mistérios entre vida , corpo e doença (morte); os
artistas perseguiram a proporção, a beleza e o ponto exato que permite
aproximar os Homens dos Deuses
Da
anatomia pré-renascentista à cultura visual do Renascimento e à representação
visual das ilustrações anatómicas procurou-se fundamentar racionalmente a
beleza através dos cânones das respetivas épocas. No século I a.C. Vitrúvio,arquiteto romano, com o seu modelo teórico articula
o corpo humano com a arquitetura, a matemática e a geometria.
cs
O “Homem Vitruviano” é fonte de inspiração de artistas da
Idade Média e do Renascimento. O Renascimento regressa ao ideal clássico da “mimesis”[1], mas adopta
modelos de representação universal muito rigorosos e complexo cuja vitalidade
estava longe das representações medievais.
Da Vinci (1452-1519) em 1487 faz o seu
HV e compagina num só movimento corporal
e numa única imagem , os dois esquemas que o arquiteto tinha esquematizado
separadamente – o corpo no circulo e o corpo no quadrado – e resolve o conflito
do corpo com a geometria, da arquitetura com o movimento, da arte com a
ciência.
[1] Platão
e Aristoteles viam, na mimesis, a representação “da natureza”. Contudo, para Platão toda a
criação era uma imitação, até mesmo a criação do mundo era uma imitação da
natureza verdadeira (o mundo das idéias).
Já Aristóteles via o drama como a
“imitação de uma ação”. Como rejeita o mundo das idéias, ele valoriza a arte
como representação do mundo. Também foram
Platão e Aristóteles que diferenciaram mimesis de diegesis . Diegesis
não é a representação do real através da arte, mas a
encenação, os atores que descrevem eventos e atuam. É na diegesis que o autor
leva o espectador ou leitor diretamente a
expressar livremente sua criatividade, fantasias e sonhos, em contraste com a
mimesis. Diegesis pode ser entendida, ainda, como
“contar”, o autor narrando a ação diretamente e descrevendo o que está na mente
dos personagens, suas emoções, enquanto
a mimesis é vista como “mostrar” o que está acontecendo com as personagens
através de seus pensamentos e suas ações. http://pt.wikipedia.org/wiki/Mimesis
(bibliografia cedida quando requisitada por email)
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