quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Brad Mehldau, Highway Rider

.



“O senhor definiu muito bem um fator incontestavelmente moral na natureza da música; a saber, que ela mede o curso do tempo de uma forma especial e cheia de vida, e assim lhe empresta vigilância, espírito e preciosidade. A música desperta o tempo; desperta a nós, para tirarmos do tempo um gozo mais refinado; desperta... e portanto é moral. A arte é moral na medida em que desperta. Mas que sucede, quando ela faz o contrário? Quando entorpece, adormenta, estorva a atividade e o progresso? Também disso a música é capaz; sabe perfeitamente agir como opiato. Uma influência diabólica, meus senhores! O opiato é uma obra do Diabo, porque causa apatia, estagnação, passividade, inatividade servil... Há na música um elemento perigoso, senhores. Insisto no fato de sua natureza ambígua. Não exagero declarar que ela é politicamente suspeita”.


A montanha Mágica de Thomas Mann.

6 comentários:

cirandeira disse...

Não saberia definir com tanta certeza o que é a Música. Prefiro
somente sentí-la. Sinto-a como a mais completa das Artes!
Faz tanto tempo que lí A Montanha Mágica, que não estou lembrada desse trecho... Acho que preciso reler, é um ´romance belíssimo.

P.S. tentei enviar-te um vídeo de Roberto Carlos cantando Coimbra, no início de sua carreira(raro), pelo e-mail que mostras em teu perfil, mas "voltou"...!?

Beijos

cs disse...

ohhh...mas está funcionando

feitios@gmail.com

cs disse...

cirandeira

e a música ouviu? Ponha o som e feche os olhos.
:)

Jeune Dame de Jazz disse...

Bela passagam de Thomas Mann. Passe, também, pela Lispector: "A música era da categoria do pensamento, ambos vibravam no mesmo movimento e espécie" (in, Perto do Coração Selvagem).
O meu abraço.

cirandeira disse...

CS, vou tentar enviar outra vez, mas foi pra esse endereço mesmo que mandei.

A música? Foi a primeira coisa que fiz quando "entrei aqui": ouví-la.
É linda, ainda não conhecia. Obrigada, viu?
Coloquei um "carimbó" lá no cirandeira, uma música típica do Norte do Brasil, tem um ritmo delicioso pra se dançar. Adoro dançar, gostas?

John Lester disse...

Excelente!